Swaddle? Porque os bebés gostam tanto?

Swaddle? Porque os bebés gostam tanto?

Um dos maiores desafios dos pais de bebés recém nascidos é o de os conseguir acalmar quando estes começam no berreiro e não param. É desesperante.. Eu também passei por isso.. (3x)😅. Hoje, com mais experiência e conhecimento percebo que um dos motivos que fazem um bebé chorar nos primeiros 3 meses de vida, é a própria imaturidade do bebé ou seja, este ainda não está totalmente adaptado ao mundo exterior e, assusta-se com tudo.

🔸Mas como é que podemos acalmar um bebé imaturo?
👉 Dando-lhe as condições parecidas com as que tinha dentro da barriga da mãe. Um exemplo destas condições são os sons graves, as palmadinhas no rabo ou a técnica do Swaddle.

🔸O que é o Swaddle?
👉 Consiste em envolver os bebés em mantas ou lençóis, de uma forma ligeiramente apertada, para que os seus membros não se mexam, deixando apenas a cabeça de fora.

🔸Mas porque os bebés se acalmam e gostam tanto?
👉Porque, muito provavelmente foram bebés que estiveram “apertadinhos” nos últimos meses de gravidez e, acalmam-se quando estão posicionados de uma forma idêntica a essa. As referências que têm são as de terem pouco espaço, daí se acalmarem quando estão mais apertados pela manta ou lençol.

🔸Funciona com todos os bebés?
👉Não. Funciona apenas nos bebés que tiveram menos espaço na barriga da mãe. Os bebés que tiveram numa barriga com muito liquido e com muito espaço vão protestar quando os tentares manter apertado. Mas pela minha experiência profissional, a grande maioria dos bebés esteve apertado e acalma-se muito com o Swaddle.

🔸Qual a melhor forma de “enrolar” o bebé?
👉 Há inúmeras formas de fazê-lo, se fizeres uma pesquisa na Internet vais encontrar muita informação escrita e vídeos que te explicam a melhor forma. Mas a ideia geral é manter o bebé com as mãos e pernas fixas, em modo “contenção”.

🔸Como sei se ficou bem?
👉Há uma regra de ouro nos bebés. Quando uma estratégia funciona, o bebé acalma-se no exacto momento. Se eles se acalmarem quando utilizas o Swaddle, a mensagem é que ficou bem feito e era mesmo isso que ele queria.

 

Fechar
×
X