Mas como é que te acalmo?

Mas como é que te acalmo?

Já alguma vez te passou esta pergunta pela cabeça?

A mim já… muitas vezes. Lembro-me que poucas horas depois de ter chegado a casa após o nascimento do meu 1º filho, em Abril de 2012, eu já estava a ligar para a maternidade a perguntar: ” o que é que eu faço, o bebé não pára de chorar”.. Lembro-me com a minha 2ª filha, de desesperar às tantas da madrugada porque ela não parava de chorar.. E mesmo com a minha 3ª filha, apesar de me sentir já com muita experiência, os desafios continuaram… Há 2 ideias chaves que me ajudaram muito e que te transmito agora:

 Os bebés comunicam através do choro.

Se um bebé chora, ele está a verbalizar algo. Este conceito mudou a minha vida. Nem tudo é sono, ou fralda suja, ou fome ou mau feitio.. há inúmeras “mensagens” diferentes que o bebé tenta transmitir. Para isso utiliza uma linguagem muito simples e directa, através do choro, da postura e das expressões faciais. Estas são as “pistas” que temos que estar atento para decifrar a mensagem do bebé. Lembra-te disto, os bebés comunicam através do choro…

Quando acertas, o bebé pára de chorar imediatamente.

Se queres ajudar o teu bebé, se o queres acalmar, tens que decifrar a mensagem que ele te está a tentar transmitir. Quando decifras o significado com sucesso, o bebé pára de chorar na hora. P/ex, se é um choro associado a fome, o bebé só se vai calar quando estiver a comer. Se tiver calor (percebes isso quando vês as bochechas muito vermelhas) ele acalma-se no momento em que lhe tirares uma ou duas peças de roupa. Existem pistas muito directas para as cólicas, refluxo, otites, dores de dentes, dores de cabeça, medo ou dificuldade respiratória, entre outros.

Para te ajudar a perceber melhor a linguagem do bebé, criei um workshop em que te irei transmitir toda a minha experiência e conhecimentos. Podes ver tudo aqui 👇

WORKSHOP: POR QUÊ CHORA O MEU BEBÉ?

 

Fechar
×
X