Como é algo que nunca experienciei, pedi à minha colega da Kinetic Sofia Neves, Fisioterapeuta e Osteopata Infantil, para partilhar a sua experiência sobre esta temática. A Sofia tem 2 filhos pequeninos e segundo ela “mastites é algo que posso falar muito bem por experiência própria”:
A mastite é uma inflamação da mama que normalmente é provocada pela obstrução dos ductos (canais) do leite (zona da mama que está dolorosa e dura).
– Em primeiro lugar aconselho a contactarem de imediato a vossa CAM (Conselheira de Amamentação) ou a linha SOS Amamentação.
Para resolver o problema temos que “desentupir” os canais e para isso devemos continuar a dar de mamar normalmente. Respeitar os horários do bebé e o lado da mamada,
👉 O QUE FAZER:
✔️Aplicar calor para facilitar a drenagem do leite.
(Ex:Compressas ou uma toalha molhadas com água quente, ou ainda uma garrafa pequena com água quente que permite já fazer massagem (rolando a garrafa na zona da mastite).
✔️ Realizar massagem na zona da mastite (zona dolorosa e dura), enquanto o bebé mama desse lado. É mais eficaz se a massagem for aplicada por outra pessoa (podem pedir ajuda à vossa CAM), fazendo movimentos circulares e em direcção ao mamilo.
⭐ É fundamental que a massagem seja realizada enquanto o bebé mama, pois só assim o leite é realmente drenado e se consegue desobstruir os canais.
Normalmente é bastante doloroso, mas extremamente eficaz e se for devidamente aplicada conseguimos o resultado pretendido em 2 ou 3 mamadas. Por vezes conseguimos ter mesmo a percepção do momento em que o canal desobstrui, com uma sensação de alívio associada. Se não se aperceberem propriamente disso, têm de sentir que a mama já está mole e não tem zonas duras.
⚠️ O QUE NÃO FAZER:
– Evitar retirar leite com a bomba porque estimula uma produção extra de leite que não queremos de todo nesta fase.
⭐ De realçar que temos que aproveitar cada mamada para este processo, pois não há muitas oportunidades (especialmente se o bebé só mamar de um lado a cada mamada).
No final da mamada podemos aplicar as folhas de couve frias (que se adaptam bem à forma da mama) ou os sacos de gel próprios para o congelador embrulhados numa toalha, para aliviar a dor.
⭐ A mama fica muito sensível e dorida, e há que ter atenção à temperatura a que aplicamos calor ou frio para garantir que não nos queimamos.
🙏 Este prodecimento permite resolver a mastite sem recurso a medicamentos, mas a situação tem de ficar resolvida nas primeiras 24 horas (48h no máximo!). Mantenham sempre o contacto com a vossa CAM e caso não se resolva nesse período, contactem o vosso médico.