Os achatamentos na cabeça têm tratamento.

Os achatamentos na cabeça têm tratamento.

Ainda existe muita informação desconhecida sobre as deformações do crânio, pelo que gostaria de te transmitir os 8 pontos mais importantes sobre este tema:

👶 A forma recomendada da cabeça de um bebé, criança ou adulto é uma forma oval. Todas as zonas planas ou achatadas representam uma alteração da forma da cabeça com consequências importantes no futuro.

👶 Ainda se ouve muito o discurso “Não te preocupes, isso passa..” Isto não é verdade, os aplanamentos da cabeça quando não tratados, permanecem ao longo dos anos. Constatámos isto quando vemos as mesmas deformações nas cabeças dos bebés, também vemos nos adultos disfarçados pelo cabelo.

👶 As deformações da cabeça, na sua grande maioria, só ficam definitivamente corrigidas com a conjugação de: Osteopatia + Posicionamento + Almofada de correcção. O tratamento é indolor e de simples realização.

👶 O tratamento com o uso de capacetes apenas é indicado nas deformações do crânio com um grau mais severo. Nos casos de grau leve e moderado, as terapias manuais são suficientes para a sua correcção definitiva.

👶 A evolução mais rápida acontece durante o 1° ano de vida do bebé, porque as fontanelas ainda estão abertas e existem vários picos de crescimento que aceleram a correcção dos aplanamentos.

👶 Enquanto a cabeça da criança está a crescer, é possível modificar o seu formato, ou seja, a sua correcção pode ser feita até a adolescência. Contudo, nestes casos a evolução é mais lenta, porque os picos de crescimento mais espaçados no tempo.

👶 A maior parte dos achatamentos oblíquos (Plagiocefalias) têm origem na posição embrionária, ou seja, o bebé esteve posicionado com a cabeça sobre compressão, criando uma forma oblíqua na cabeça. Os aplanamentos rectos (Braquiocefalias) têm origem extra embrionária, associados a estarem sempre deitados de cabeça para cima.

👶 O tratamento de osteopatia é uma peça muito importante nas deformações da cabeça porque, através das suas técnicas específicas, é devolvida a elasticidade e alinhamento aos ossos que estiveram sobre pressão.

Fechar
X